Highslide for Wordpress Plugin

Muita Emoção Na Despedida Do Pároco De Manhuaçu

A missa de despedida do Padre Renato Dutra Borges, ex-pároco da Igreja Matriz de São Lourenço em Manhuaçu MG, aconteceu nesta segunda feira, dia 1º de janeiro de 2010. A cerimônia de despedida, foi marcada com muitas homenagens, o que deixou todos os paroquianos participantes emocionados. Em Manhuaçu, Pe. Renato foi um forte exemplo de “CORAGEM” em proclamar com fé e firmeza os ensinamentos da Igreja de Cristo, seguindo com firmeza os passos do Mestre, sem olhar para trás em suas atitudes. Em apenas quatro anos, pôde realizar grandes obras, e esteve envolvido em vários projetos espirituais e sociais da comunidade manhuaçuense. O Sacerdote que implantou nos corações de seus paroquianos principalmente a “CORAGEM”, se encaixa nesta mensagem. “Ser padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus. Sem dúvida nenhuma, somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai pode fazer. Um pai espiritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação.

Ser padre não é uma tarefa fácil! Deixar tudo é entregar-se completamente nas mãos do Senhor pede vocação, força e fé. Muita fé. O padre é um ser humano sujeito a tentações, fraquezas e também emoções e sentimentos. É claro que, em alguns casos, nem sempre os limites humanos são superados, mas a graça divina e a oração constante são a melhor ajuda para os momentos de dificuldade.

O padre precisa de nós tanto quanto nós dele. Precisa do nosso apoio, colaboração e compreensão; precisa do nosso amor, da nossa amizade e de nossas orações. Precisa que rezemos pedindo que Deus o santifique, ampare e console nos instantes de fraqueza; que Deus lhe dê animo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão.

Este dia deve ser repleto de agradecimentos e louvor pelo padre que temos. Deve ser o dia de um abraço caloroso e fraternal, de um “muito obrigado” sincero e de festa. Ter um padre em nossas comunidades é uma benção de Deus e isto precisa ser celebrado com muito amor e alegria.

Segundo Padre Renato Dutra: “A intinerância missionária é mais que mudar de endereço, vivemos num tempo de mudança de mentalidade, o mandato missionário de Jesus “ide por todo mundo…” fazer discípulos e batizar é uma constante na vida de todo cristão. Assim toda missão reconstrói o projeto missionário de Jesus e faz com que todo batizado viva o compromisso missionário.

Pelo batismo nos tornamos discípulos missionários, animando e despertando em todo povo cristão o desejo de participar de maneira efetiva e afetiva desta missão. Todo missionário Sacramentino tem o desejo de formar um povo missionário.

Nestes quatro anos que morei nesta paróquia de São Lourenço (2006 a janeiro de 2010) pode fazer a experiência da missão na cidade, os desafios, as contradições, os apelos. Cresci muito como cristão, missionário, padre e ser humano. Muitas pessoas colaboraram de maneira eficiente com meu ministério e outros de maneira silenciosa, mas não menos importante, a todos e todas minha gratidão.

Assumo uma nova missão na certeza de fazer a vontade de Deus, no norte do Mato Grosso, paróquia Papa João XXIII na cidade de Colider.

Ao novo pároco Pe. Luis Carlos Ramos, sdn e Pe. Braz Rabelo, sdn vigário paroquial, desejo um ministério profícuo e muita coragem, aos outros missionários que aqui desenvolveram a missão, sensibilidade e delicadeza no trato com o Povo de Deus.

A missão, fundamentalmente, é uma questão de coração, de agir com o coração. Coragem! “A messe é grande”

Estas foram as alterações em Manhuaçu:

O atual pároco Pe. Renato Dutra Borges, SDN foi  transferido para a paróquia Papa João XXIII em  Colíder – MT.

Os dois novos padres São: Pe. Luiz Carlos Ramos, SDN – Novo  Pároco da Paróquia de São Lourenço

Atualmente, Pe. Luiz exercia função de formador na Casa de formação Pe. Júlio Maria – Maracanaú – CE e de promotor da Pastoral Vocacional Sacramentina (PVS) no nordeste.

Pe. Braz Rabelo da Silva – Vigário paroquial São Lourenço

Atualmente, Pe. Braz exercia função de vigário paroquial na paróquia do Senhor Bom Jesus – Manhumirim – MG e de diretor do Patronato Agrícola Santa Maria na mesma cidade.

Permanecem em nossa paróquia os padres:

Júlio Pessoa Franco, SDN e João Lúcio Benfica, SDN

Na Paróquia do Bom Pastor (Manhuaçu – MG) também foram feitas algumas alterações.

Pe. Auricélio Ferreira Correia, SDN – transferido para Paróquia Senhor Bom Jesus – Manhumirim –  MG

Chegará mais um padre na paróquia Bom Pastor Pe. Euclides Ernesto Campos

Atualmente, Pe. Euclides estava na comunidade Sacramentina de Tarumã – Manaus – AM

Permanece na paróquia o Pe. Paulo Rogério Machado, SDN.

Veja vídeo da missa de despedida do Pe. Renato:

Reportagem: Teógenes Nazaré – TV Catuaí – Manhuaçu MG

Eventos Religiosos

2 respostas para " Muita Emoção Na Despedida Do Pároco De Manhuaçu "

  1. Olá amigos do Programa mão amiga, TV Catuaí

    Eu Pe. José de Oliveira Miguel, estou mudando da Paroquia Papa João XXIII ( Colider/MT) para Maracanaú/CE.

    Estou imensamente agradecido pelo email (das despedidas de Pe. Renato da Cidade de Manhuaçu/MG). Abraços para os Padres de Manhuaçu e para vocês da TV Catuaí. Que o amor e as bênçãos de Deus estejam sempre em cada um de nós e de uma forma especial que esse amor de Deus permaneça sempre em nossas paroquias, em nossas famílias e em cada um de nós.

    Ao Pe. Renato, seja bem vindo à Colider, seja bem vindo ao Estado do Mato Grosso, que Deus os abençoe

    Abraços

    Pe. José de Oliveira Miguel, SDN

  2. que Deus ilumine os passos de voces nessa grande missão, lembrem-se de que voces são discipúlos do Senhor e pais do povo católico…
    Pe. miguel foi muito bom ter o snhor conosco aqui em Colider-mt.

Deixe aqui seu comentário