Muita Emoção Na Despedida Do Pároco De Manhuaçu

A missa de despedida do Padre Renato Dutra Borges, ex-pároco da Igreja Matriz de São Lourenço em Manhuaçu MG, aconteceu nesta segunda feira, dia 1º de janeiro de 2010. A cerimônia de despedida, foi marcada com muitas homenagens, o que deixou todos os paroquianos participantes emocionados. Em Manhuaçu, Pe. Renato foi um forte exemplo de “CORAGEM” em proclamar com fé e firmeza os ensinamentos da Igreja de Cristo, seguindo com firmeza os passos do Mestre, sem olhar para trás em suas atitudes. Em apenas quatro anos, pôde realizar grandes obras, e esteve envolvido em vários projetos espirituais e sociais da comunidade manhuaçuense. O Sacerdote que implantou nos corações de seus paroquianos principalmente a “CORAGEM”, se encaixa nesta mensagem. “Ser padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus. Sem dúvida nenhuma, somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai pode fazer. Um pai espiritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação.

Ser padre não é uma tarefa fácil! Deixar tudo é entregar-se completamente nas mãos do Senhor pede vocação, força e fé. Muita fé. O padre é um ser humano sujeito a tentações, fraquezas e também emoções e sentimentos. É claro que, em alguns casos, nem sempre os limites humanos são superados, mas a graça divina e a oração constante são a melhor ajuda para os momentos de dificuldade.

O padre precisa de nós tanto quanto nós dele. Precisa do nosso apoio, colaboração e compreensão; precisa do nosso amor, da nossa amizade e de nossas orações. Precisa que rezemos pedindo que Deus o santifique, ampare e console nos instantes de fraqueza; que Deus lhe dê animo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão.

Este dia deve ser repleto de agradecimentos e louvor pelo padre que temos. Deve ser o dia de um abraço caloroso e fraternal, de um “muito obrigado” sincero e de festa. Ter um padre em nossas comunidades é uma benção de Deus e isto precisa ser celebrado com muito amor e alegria.

Segundo Padre Renato Dutra: “A intinerância missionária é mais que mudar de endereço, vivemos num tempo de mudança de mentalidade, o mandato missionário de Jesus “ide por todo mundo…” fazer discípulos e batizar é uma constante na vida de todo cristão. Assim toda missão reconstrói o projeto missionário de Jesus e faz com que todo batizado viva o compromisso missionário.

Pelo batismo nos tornamos discípulos missionários, animando e despertando em todo povo cristão o desejo de participar de maneira efetiva e afetiva desta missão. Todo missionário Sacramentino tem o desejo de formar um povo missionário.

Nestes quatro anos que morei nesta paróquia de São Lourenço (2006 a janeiro de 2010) pode fazer a experiência da missão na cidade, os desafios, as contradições, os apelos. Cresci muito como cristão, missionário, padre e ser humano. Muitas pessoas colaboraram de maneira eficiente com meu ministério e outros de maneira silenciosa, mas não menos importante, a todos e todas minha gratidão.

Assumo uma nova missão na certeza de fazer a vontade de Deus, no norte do Mato Grosso, paróquia Papa João XXIII na cidade de Colider.

Ao novo pároco Pe. Luis Carlos Ramos, sdn e Pe. Braz Rabelo, sdn vigário paroquial, desejo um ministério profícuo e muita coragem, aos outros missionários que aqui desenvolveram a missão, sensibilidade e delicadeza no trato com o Povo de Deus.

A missão, fundamentalmente, é uma questão de coração, de agir com o coração. Coragem! “A messe é grande”

Estas foram as alterações em Manhuaçu:

O atual pároco Pe. Renato Dutra Borges, SDN foi  transferido para a paróquia Papa João XXIII em  Colíder – MT.

Os dois novos padres São: Pe. Luiz Carlos Ramos, SDN – Novo  Pároco da Paróquia de São Lourenço

Atualmente, Pe. Luiz exercia função de formador na Casa de formação Pe. Júlio Maria – Maracanaú – CE e de promotor da Pastoral Vocacional Sacramentina (PVS) no nordeste.

Pe. Braz Rabelo da Silva – Vigário paroquial São Lourenço

Atualmente, Pe. Braz exercia função de vigário paroquial na paróquia do Senhor Bom Jesus – Manhumirim – MG e de diretor do Patronato Agrícola Santa Maria na mesma cidade.

Permanecem em nossa paróquia os padres:

Júlio Pessoa Franco, SDN e João Lúcio Benfica, SDN

Na Paróquia do Bom Pastor (Manhuaçu – MG) também foram feitas algumas alterações.

Pe. Auricélio Ferreira Correia, SDN – transferido para Paróquia Senhor Bom Jesus – Manhumirim –  MG

Chegará mais um padre na paróquia Bom Pastor Pe. Euclides Ernesto Campos

Atualmente, Pe. Euclides estava na comunidade Sacramentina de Tarumã – Manaus – AM

Permanece na paróquia o Pe. Paulo Rogério Machado, SDN.

Veja vídeo da missa de despedida do Pe. Renato:

Reportagem: Teógenes Nazaré – TV Catuaí – Manhuaçu MG

2 comentários em “Muita Emoção Na Despedida Do Pároco De Manhuaçu

  • 7 de fevereiro de 2010 a 11:54
    Permalink

    Olá amigos do Programa mão amiga, TV Catuaí

    Eu Pe. José de Oliveira Miguel, estou mudando da Paroquia Papa João XXIII ( Colider/MT) para Maracanaú/CE.

    Estou imensamente agradecido pelo email (das despedidas de Pe. Renato da Cidade de Manhuaçu/MG). Abraços para os Padres de Manhuaçu e para vocês da TV Catuaí. Que o amor e as bênçãos de Deus estejam sempre em cada um de nós e de uma forma especial que esse amor de Deus permaneça sempre em nossas paroquias, em nossas famílias e em cada um de nós.

    Ao Pe. Renato, seja bem vindo à Colider, seja bem vindo ao Estado do Mato Grosso, que Deus os abençoe

    Abraços

    Pe. José de Oliveira Miguel, SDN

    Responder
  • 12 de junho de 2010 a 18:24
    Permalink

    que Deus ilumine os passos de voces nessa grande missão, lembrem-se de que voces são discipúlos do Senhor e pais do povo católico…
    Pe. miguel foi muito bom ter o snhor conosco aqui em Colider-mt.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *